Centro de Biodiversidade Avícola
Inserido no Instituto Superior de Agronomia, o Centro de Biodiversidade Avícola alberga uma variada gama de raças puras de galináceos, incluindo raças em vias de extinção.
Visão
A preservação da diversidade genética é vital para a saúde e resiliência dos animais no longo prazo. A diversidade genética pode ajudar as aves a adaptarem-se a condições ambientais em constante alteração e a melhorarem as taxas gerais de sobrevivência.
As galinhas e outras aves domésticas não são apenas uma fonte de alimento, mas também representam um património cultural com significado histórico e tradicional em muitas regiões. A preservação de galináceos diversos ajuda também a manter práticas agrícolas tradicionais.
Diversos genótipos de galinhas podem ser mais adequados para determinadas condições locais e práticas agrícolas. Essa diversidade pode apoiar sistemas agrícolas sustentáveis e reduzir a dependência de uma única genética que pode ser mais suscetível a doenças ou alterações ambientais.
Algumas raças de galináceos são raras e ameaçadas de extinção. O nosso Centro de Biodiversidade Avícola concentra-se na preservação de raças em vias de extinção.
Para a indústria avícola, um pool genético diverso é essencial para criar estirpes de galinhas mais saudáveis, produtivas e eficientes. Manter essa diversidade pode
contribuir para a sustentabilidade do setor avícola
a longo prazo.
Missão
Aprendizagem e Sensibilização
O Centro de Biodiversidade Avícola é uma ferramenta fundamental para aquisição de competências dos estudantes. Está frequentemente presente em aulas de unidades curriculares como "Produção Avícola", "Fisiologia Animal" e "Sistemas de Produção Animal nos Trópicos" do Instituto Superior de Agronomia. No Centro de Biodiversidade Avícola realizam-se atividades como o "Dia Aberto da Universidade de Lisboa", "Verão na ULisboa", "Futurália". O Centro também se encontra aberto a entusiastas e criadores de raças ornamentais.
Esta é a área de texto deste parágrafo.
Para alterar o texto, basta clicar e começar a digitar.